sexta-feira, 11 de janeiro de 2013

O Retorno






Sonia Cameron está na Espanha, em férias, para comemorar o aniversário de 35 anos da melhor amiga com aulas de flamenco. Sua intenção é apenas dançar e se divertir. Em Londres, deixou a aridez e as exigências do cotidiano e um casamento em crise. Em um café sossegado de Granada, contudo, uma conversa casual com o proprietário e uma intrigante coleção de fotografias antigas a atraem para a história extraordinária da Guerra Civil Espanhola e da vida de personagens locais encantadores e marcantes, como toureiros, dançarinas, músicos e o poeta García Lorca. Setenta anos antes, o café era o lar dos Ramírez, família que em 1936, presencia as piores atrocidades do golpe militar liderado pelo general Francisco Franco, e vivencia o despedaçar do frágil equilíbrio do país. Divididos pela política e pela tragédia, todos escolhem um lado e travam uma batalha pessoal à medida que a Espanha se dilacera. O Retorno é uma cativante e complexa lição sobre perdas e lealdade, narrada em um contexto histórico fascinante e muito bem-construído. 

 
É muito interessante a maneira como a vida de Sônia acaba se cruzando com a família Ramirez e as consequências que as descobertas feitas terão sobre sua vida. Quando o atual proprietário do café El Barril, Miguel,  começa a contar sobre os antigos donos, a família Ramirez, a história da  Guerra Civil Espanhola se mistura a vida daquelas pessoas e as transforma terrivelmente. A vida de todos eles é afetada e transformada pela guerra, todos sofrerão, alguns lutando ao lado do ditador, outros contra. 

Um belíssimo livro, que com certeza vai agradar a todos, mais que uma leitura, é uma completa aula de história e de vida... Seu inicio chega a ser um pouco massante, mas vale muito a pena continuar.

Boa Leitura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário ou recadinho.